quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Senso do que mesmo?!?!!


Antes de tudo algumas definições:

Senso comum > O senso comum é visto como a compreensão de todas as coisas por meio do saber social, ou seja, é o saber que se adquire através de experiências vividas ou ouvidas do cotidiano. Engloba costumes, hábitos, tradições, normas, éticas e tudo aquilo que se necessita para viver bem. No senso comum não é necessário que haja um parecer científico para que se comprove o que é dito, é um saber informal que se origina de opiniões de um determinado indivíduo ou grupo que é avaliado conforme o efeito que produz nas pessoas. É um saber imediato, subjetivo, heterogêneo e acrítico, pois se conforma com o que é dito para se realizar, utiliza várias idéias e não busca conhecimento científico para ser comprovado. (Fonte:
http://www.mundoeducacao.com.br/)


Senso crítico > Já o senso crítico, divergindo do senso comum, tem por base aquilo que é concreto: a pesquisa, a reflexão, a análise e a crítica. Culturalmente o senso crítico é muito mais aproveitável e bom para o indivíduo do que o senso comum. Isso deve-se ao fato de que ao utilizar o senso crítico o indivíduo passa a pensar e refletir e com isso aprimora suas capacidades intelectuais. Muitas vezes deixa-se de solucionar problemas de maneira coerente por não parar para refletir e estudar a melhor maneira de resolvê-lo. Porém não se pode ignorar ou ter pré-conceitos quanto ao senso comum, como se ele fosse totalmente errado e promotor de grandes mentiras na sociedade. A capacidade do homem em desenvolver seu senso crítico é o fundamento da História. A palavra crítica, de origem grega, significa enquete, pergunta. É preciso perguntar sempre. Perguntar a si mesmo se o que temos ao nosso dispor é realmente bom para nós, se é possível melhorar, se é verdade. Nunca devemos aceitar as coisas sem questionar, pois questionar é pensar.



Ética > O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social
A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.



Quando um Conselho de Ética arquiva acusações de atos secretos no senado, com o maior argumento de que se baseavam em reportagens jornalísticas e ainda falam sobre a legalidade de provas como a gravação que já faz parte de um processo . Eu mudaria o nome para Conselho de Picaretagem, assim fica de fácil de entendimento do senso comum .
Estou indignada e lastimo a perda do senso crítico do Brasil!!! Da falta de vergonha e patriotismo de todos nós! Que deixamos impunes, os profissionais da roubalheira, políticos que têm um poder dado a eles por NÓS eleitores e que deviam zelar pela qualidade de vida e bem estar de todos os brasileiros. Que deveriam com ÉTICA infra – estruturar nosso país, organizar a sociedade e atualizar leis. Evitamos a política,como se fosse uma doença contagiosa, quando deveríamos exercer nossos direitos e nossa democracia. Precisamos debater, questionar e exigir mudanças! Ah, democracia vem do grego (demos, povo; kratos, poder):
PODER DO POVO!

Senso crítico é a capacidade que uma pessoa tem de criar sua própria opinião, independente do senso comum.


[Música Formidável Mundo Cão - Jay Vaquer]

Um comentário:

Hod disse...

Bastante pertinente a sua postagem. Pesquisa intensa, com resultado positivo. Eficaz!!

Bjuss querida Rê!!

Gostei tb do Mundo Cão!!

Alôha!!

Hod.